Dicas de Segurança

Principais golpes

Clonagem do WhatsApp

Através de uma ligação telefônica ou mensagem de texto, o falsário se passa por representante de um site promocional, site de compras ou acaba enviando falsos convites para eventos badalados. Assim, convence o usuário a informar, via WhatsApp, os seis números que lhe foram enviados por SMS.

Após obter essa informação, o golpista consegue clonar o aplicativo de mensagens WhatsApp. A segunda fase do golpe consiste no envio de mensagens oriundas do WhatsApp clonado, onde o criminoso se passa pelo real titular da conta, solicitando a seus contatos ajudas financeiras em caráter de urgência, que em muitos casos são atendidas.

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Dicas de prevenção

  • Não compartilhar qualquer código ou senha com desconhecidos, sobretudo, via aplicativos de mensagens.
  • Ativar a função “Verificação em duas etapas” no WhatsApp:
  • No menu de três pontos clique em “Configurações”; busque “Conta” e então escolha “Verificação/ Confirmação em duas etapas”.
  • Pressione “Ativar” e crie uma senha de seis dígitos para a conta do WhatsApp.
  • Confirme e em seguida disponibilize um endereço de email válido para o caso de esquecer o código.
  • Clique em “Avançar” e confirme seu endereço de e-mail, em “Salvar”.
  • Não compartilhar informações pessoais através de aplicativos de mensagens.
  • Alertar imediatamente os contatos sobre a clonagem do aplicativo WhatsApp, caso ocorra, a fim de evitar o golpe.
  • No caso de ser surpreendido com pedido de ajuda financeira de algum contato do WhatsApp, efetuar ligação telefônica para confirmar a real necessidade e nunca proceder a eventual transferência de recursos sem ter a devida comprovação.

Foto do perfil do WhatsApp

O criminoso usa a foto do perfil do aplicativo de mensagem da vítima em outra conta. Em seguida, informa aos parentes e amigos que mudou de número. Com isso, o estelionatário se passa pela pessoa que teve a foto furtada, solicitando a familiares e conhecidos quantias em dinheiro, alegando urgência.

Dicas de prevenção

  • Mudar a configuração do WhatsApp para que a foto do perfil só apareça para os contatos salvos em sua agenda.
  • Desconfiar da aproximação repentina de pessoas na internet, principalmente se elas pedirem ajuda financeira ou acesso a seus dados pessoais.
  • Evitar enviar dados pessoais por aplicativo de mensagem ou ligação telefônica.
  • Alertar imediatamente os contatos sobre o uso indevido do perfil no aplicativo WhatsApp, caso ocorra, a fim de evitar o golpe.
  • Não acessar links ou emails suspeitos.

Falso sequestro

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O criminoso liga para a vítima, que, ao atender, escuta ame- aças do criminoso e ao fundo gritos e choro da suposta pessoa sequestrada. A vítima, em desespero, acaba falando o nome do ente querido supostamente sequestrado e isso favorece o golpe. Em geral, são cometidos por reclusos do sistema prisional.

Dicas de prevenção

  • Não confirmar dados nem falar nomes de familiares.
  • Desligar o telefone e procurar a pessoa supostamente sequestrada.
  • Nunca prolongue chamadas com desconhecidos e não forneça dados pessoais para cadastros.
  • Antes de qualquer atitude, procurar ajuda de alguém que não esteja envolvido emocionalmente com a situação.

Cadastro da chave do PIX

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O criminoso envia links falsos por meio de aplicativos de mensagens, email ou redes sociais, fazendo se passar por instituições bancárias, solicitando à vítima a realização de um suposto cadastro de sua chave PIX. O golpe prossegue quando os links levam a sites falsos de bancos ou à instalação de aplicativos maliciosos, que roubam dados pessoais e financeiros. O objetivo é pegar senhas bancárias ou números de cartões de crédito, entre outras informações confidenciais.

Dicas de prevenção

  • Não acessar sites, links duvidosos ou emails suspeitos.
  • Cadastrar a chave do PIX diretamente nos canais oficiais dos bancos ou fintechs, seja via aplicativo, internet banking, nas agências ou por contato com a central de atendimento, feito pelo próprio usuário.
  • Em caso de dúvida, procurar o gerente ou a instituição.

Cartão de crédito

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O criminoso obtém os dados da vítima através de câmeras que filmam a senha sendo digitada em lojas e caixas eletrônicos ou através de vírus, enviados por email para obter dados pessoais. Com essas informações, o falsário realiza compras e efetua saques em nome do real titular do cartão. Outra modalidade de golpe ocorre quando o cartão é furtado durante seu processo de entrega. Nesse caso, o criminoso liga para a vítima se passando por funcionário da instituição bancária referente à bandeira do cartão, informando que aconteceram problemas na entrega e assim, solicita a senha do cartão para resolver o suposto problema, realizando transações em nome da pessoa.

Dicas de prevenção

  • Caso ocorra, comunicar imediatamente o fato à central de atendimento da operadora, pedir o bloqueio e anotar o número do protocolo, além de gerar um boletim de ocorrência.
  • Em compras pela internet, verificar se o site tem os selos de ambiente seguro.
  • Em lojas físicas, não deixar que o vendedor ou atendente levem seu cartão para algum lugar sem a sua supervisão. É comum os estelionatários aproveitarem a oportunidade para fotografar o cartão para realizar compras indevidas com seus dados na internet, já que esse tipo de ação online não exige sua senha. Além disso, é importante guardar com cuidado seu cartão para não correr o risco de perdê-lo e nunca emprestar o cartão de crédito para terceiros.
  • Verificar suas transações por meio de aplicativos para smartphones e acesso à internet banking diária ou semanalmente.
  • Não acessar sites, links duvidosos ou emails suspeitos.
  • Não enviar dados pessoais, senhas e acessos por ligação telefônica ou aplicativos de mensagens.
  • Não preencher formulários na internet com dados pessoais sem verificar a origem.
  • Informar à instituição bancária nos casos de demora acima do prazo estabelecido para a entrega do cartão.
  • Não permitir que seus dados fiquem gravados dentro do sistema do site. É possível desativar o preenchimento automático de formulários dentro do seu próprio navegador ou no momento da compra.

Sites fraudulentos

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O estelionatário envia links por email ou por aplicativos de mensagens e que são páginas praticamente idênticas às de grandes lojas online. O consumidor irá comprar, mas nunca receberá o produto e pior: não terá para quem processar ou como resgatar o valor pago.

Dicas de prevenção

  • Não acessar sites, links duvidosos ou emails suspeitos.
  • Ter cuidado com propagandas recebidas que possam se caracterizar como spam.
  • Manter antivírus e firewall atualizados.

Colisão de trânsito

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O criminoso dirige atrás do veículo da vítima e encosta na traseira do automóvel, provocando uma pequena colisão, em lo- cal oportuno para a ação do roubo. A vítima é assaltada quando desce do carro.

Dicas de prevenção

  • Dependendo da situação e lugar, é melhor não descer e ficar no prejuízo, pois os danos serão menores e a vítima não coloca sua vida em risco.
  • Quando em viagem, se a colisão não interferir no funcionamento do veículo, parar somente em locais seguros, tais como postos policiais, postos de gasolina ou locais habitados.
  • Se possível, informar para um parente ou pessoa de confiança o trajeto que está percorrendo durante a viagem.

Furto de dados de cartão

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O golpista utiliza-se de um descuido para colher informações pessoais que podem ser usadas para cometer fraudes. No momento em que se vai efetuar o pagamento de alguma compra cartão, o lojista, entregador ou prestador de serviço filma com seu celular os dados bancários contidos no cartão do cliente, inclusive o Código de Segurança. Com essas informações, o estelionatário tem a possibilidade de conseguir efetuar compras pela Internet utilizando os dados do cliente.

Dicas de prevenção

  • Cobrir com fita adesiva o Código de Segurança dos cartões de crédito/débito.
  • Manter rigorosa atenção durante o manuseio do cartão, não permitindo que o entregador, vendedor, atendente ou prestador do serviço leve o cartão para algum lugar sem sua supervisão.
  • Em compras pela Internet, verificar se o site tem os selos de ambiente seguro.
  • Se perceber que houve fraude, comunicar imediatamente à Central de Atendimento da operadora do cartão, solicitando seu bloqueio, e também gerar um Boletim de Ocorrência.
  • Guardar com cuidado o cartão para não correr o risco de perdê-lo e nunca emprestar o cartão de crédito para terceiros.
  • Verificar suas transações por meio de aplicativos para smartphones e acesso à internet banking diária ou semanalmente.
  • Não acessar sites, links duvidosos ou emails suspeitos.
  • Não enviar dados pessoais, senhas e acessos por ligação telefônica ou aplicativos de mensagens.
  • Não preencher formulários na internet com dados pessoais sem verificar a origem.